Baseado no livro homônio Hugo Cabret , dirigido por Martin Scorsese, o filme em 3D conta a história de Hugo (Asa Butterfield) , um menino que vivia em um estação de trem na Paris de 1930. Seu pai morrera e havia deixado um mistério para o menino desvendar sozinho – fazer um autômato voltar a funcionar e assim, escrever uma importante mensagem. Hugo tinha a facilidade em concertar coisas e acertava dos relógios da Gare du Nord diariamente. Para ligar o boneco que herdara de seu pai, ele roubava peças de uma loja de brinquedos daquela estação de trem. O que ninguém desconfiava é que o rabugento dono da loja de brinquedos é na verdade um grande diretor de cinema, que já usava efeitos tridimensionais no ínicio da história do cinema.
Viagem à Lua (Le voyage dans la lune) de Méliès, 1902 |
Este filme trata a carreira de Méliès de modo simples e belo, ilustrando seus filmes originais e seus efeitos visuais nos anos 1980. Numa época onde os irmãos Lumière realizavam curtas sobre banalidades do dia-a-dia, Méliès era inovador, transformava “sonhos em realidade”, onde usava ilusões importadas do teatro.
Martin Scorsese usa a tecnologia para ressaltar os efeitos visuais de Méliès (como aquela ilusão do aquário de lagostas), onde ele consegue interpolar duas épocas distintas divinamente bem: a qual o filme se passava e a da época que nos remete o processo do mestre. A produção desse filme é muito bem feita e a fotografia impecável, em cada detalhe conseguimos voltar àquela Paris dos anos 20. Sem sombra de dúvidas, Hugo Cabret, é um filme que nos remete aos primórdios da história do cinema, uma delícia para quem é apaixonado por cinema e suas transformações ao longo desses anos.
Um Olhar:
Confesso que esse título me deixou um pouco intrigada, pois o filme inteiro fiquei a questionar: qual foi a invenção de Hugo? Em nenhum momento ele inventara nada, ele simplesmente descobriu um modo de fazer a máquina voltar a funcionar, ele simplesmente achou alguém que pudesse explicar o mistério do desenho feito pelo autômato, ele simplesmente encontrou uma pessoa que sabia sobre a história de George Méliès. O que não desmerece de modo algum a magia e o encanto desse filme.
Curiosidades:
- Martin Scorcese é também um fascinado e amante pela preservação de filmes clássicos e é criador da “The Film Foundation”, uma entidade responsável pela restauração de cerca de 500 filmes de diversos cineastas como Hitchcock, Capra, Kazan e Gláuber Rocha.
- Hugo foi filmado no estúdio Shepperton Studios em Londres, e com cenas em Paris.
Premiações:
Globo de Ouro – Melhor Diretor (Martin Scorcese)
Oscar – Melhor Efeitos Visuais/Efeitos Especiais
Melhor Fotografia
Melhor Direção de Arte
Melhor Mixagem de Som
Melhor Edição de Som
BAFTA – Melhores Efeitos Especiais
Melhor Edição de Som
trailer legendado de A Invenção de Hugo Cabret
Direção: Martin Scorcese
Roteiro: John Logan
Elenco: Asa Butterfield (Hugo Cabret)
Chloe Moretz (Isabelle)
Jude Jaw (pai de Hugo)
Ben Kingsley (George Meliés)
Sacha Baron Cohen (guarda da estação de trem)
Ray Winstone (tio Claude)
Christopher Lee (Senhor Labisse)
Helen McCrory (Mama Jeane)
Co-Produção: Graham Kings GK Films e Johnny Deep
Fotografia: Robert Richardson
Áudio: Inglês e Português (dub)
Legendas: Português
Duração: 128 minutos
Classificação: Livre
Este filme está em cartaz nos seguintes cinemas e horários*:
- UCI Ribeiro Iguatemi: 13h10, 15h55, 18h40
- Arco-íris Del Passeo: 14h, 16h30
- CineMark Via Sul:13h10, 15h55, 18h40
*Horários para Fortaleza, Ceará
Ni, adorei teu blog! ta muito lindo.
ResponderExcluirE eu to doida pra ver esse filme, estava estudando o Méliès esses dias e achei simplesmente incrível, como ele conseguia editar os filmes, frame a frame, cortando e colando, como foi o caso desse filme viagem a lua e naquela época. Só sendo muito fera mesmo. Enfim, parabéns pelo blog e sucesso! ;*
Obrigada, amiga!!! Também adorei seu blog, Gisella! :)
Excluireste filme é lindooooo
ResponderExcluirAdorei seu blog, parabéns ^.^
Quando der venha me conhecer e tomar um chá com cupcakes no meu bloguito, rs irei adorar ♥
beijos
Que bom que você gostou do meu blog, querida! :))
ExcluirAmei o seu blog, tem cada coisa fofa! Já tá nos meus favoritos! Beijoo
Muito bom esse filme, tive a oportunidade de assistir muito bem acompanhado pela blogueira mais linda desse mundão. Agora falando sobre o filme, concordo quando tu faz uma pequena crítica sobre o nome do filme, pois isso leva todos a pensar que ele vai inventar algo, quando não é verdade. Sucesso. d;-*
ResponderExcluirQue bom que meu amor está lendo meu blog! Foi muito bom assistir esse filme do seu lado, viu?? Obrigada, meu lindo. Beijo!
Excluir